Em um dos pólos empresariais da cidade de São Paulo fica o único museu do país especializado em design e arquitetura, o Museu da Casa Brasileira. Ao passear pela metrópole entre o cruzamento das avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, é possível avistar a mansão da década de 40 que foi construída para abrigar a residência de Fábio da Silva Prado, prefeito da cidade na época.
Criado em 1970 com a denominação de Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, recebeu o nome atual em 1971 por sugestão de Sérgio Buarque de Holanda. O projeto arquitetônico de Wladimir Alves de Souza abriga hoje um acervo permanente que além de móveis dos séculos 17, 18, 19 e 20, possui também objetos em cobre e esculturas em bronze. O acervo é apresentado na exposição “O móvel da Casa Brasileira”.
Desde 1996 foi aberto ao público parte do acervo que teve acesso restrito durante alguns anos e voltou ao local original. Entre as peças da coleção, está o busto de Renata Crespi feito pelo escultor Victor Brecheret e muitas telas e litografias que resgatam um momento da história paulistana mostrando o perfil da elite dos anos 40 e 50.
Além do amplo jardim com mais de seis mil m², que permite momentos de reflexão e calma, o visitante também encontra o simpático restaurante Quinta do Museu, que oferece uma seleção de pratos da culinária brasileira e internacional. A instituição ficou mais conhecida com a iniciativa de promover o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira em 1986, já em sua 20ª edição.
Serviço:
MUSEU DA CASA BRASILEIRA
End.: Avenida Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano – Zona Oeste – São Paulo. Tel.: (11) 3032-3727
E-mail: agendamentomcb@terra.com.br | Site: www.mcb.sp.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h.
Preço: R$ Consultar – Aos domingos a entrada é gratuita
Texto: Ana Luiza Galvão
Fonte: São Paulo Turismo (SPTuris) – www.cidadedesaopaulo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário