terça-feira, 7 de novembro de 2017

Silvio Santos - A história do Homem do Baú

Sílvio Santos (1930) é apresentador de Televisão e empresário de comunicação. O Grupo Sílvio Santos engloba o Sistema Brasileiro de Televisão, a Liderança Capitalização-Administração da loteria Tele Sena, a Jequiti Cosméticos. Seu Programa de televisão, o Programa Sílvio Santos, é transmitido há décadas e seu grande sucesso deve-se à variedade de jogos, pegadinhas e outras atrações.
Silvio Santos (Senor Abravanel) (1930) nasceu na Lapa, Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930. Filho do imigrante turco Alberto Abravanel e da grega Rebeca Abravanel. Era chamado de Silvio, pela mãe, que não gostava de seu nome de batismo. O sobrenome Santos, foi escolhido por ele, pois “santos” seriam os protetores o ajudariam a ter sorte em sua caminhada. Sílvio Santos é descendente de um estadista e filósofo judeu-português Isaac Abravanel.

Sílvio Santos começou a trabalhar como camelô aos 14 anos, onde aprendeu a negociar e a expor a sua voz, considerada poderosa. Foi convidado para ser locutor na Rádio Guanabara, mas não ficou por muito tempo, pois a atividade de camelô lhe rendia mais financeiramente.

Seu tino comercial era admirado e conhecido por todos. Depois de servir ao exército, criou uma maneira de tornar as viagens mais dinâmicas nas embarcações que iam do Rio de Janeiro à Niterói: criou um serviço de alto falantes para anunciar os produtos negociados. Posteriormente, entrou para o ramo de shows e sorteios de loterias. Sílvio Santos foi apelidado de Peru, pois falava muito.

Em 1962 começo a sua carreira na televisão, com o programa "Vamos Brincar de Forca", transmitido pela TV Paulista. Teve sucesso nesse ramo, e acabou por ser contratado pela Rede Globo de Televisão, mas saiu algum tempo depois por não conseguir se tornar acionista.

Passou pela Rede Tupi e Rede Record, nesta, conseguiu 50% das ações da TV. Mas o grande empreendimento de Sílvio Santos seria o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, canal próprio, onde apresentaria o seu tradicional Programa "Sílvio Santos" e venderia outros produtos, como o Baú da Felicidade, empresa de venda de carnês e sorteios.

O Programa Silvio Santos é uma atração que já se tornou tradição na televisão brasileira. Nele, Sílvio Santos montou uma variedade de atrações junto com a publicidade de seus produtos, o que lhe mantem uma audiência fiel. Foi candidato à Presidência da República em 1989, mas teve a candidatura impugnada por questões de lei eleitoral.

Numa entrevista, Silvio resumiu sua vida:

Quando eu tinha, 14 anos de idade dei início a minha grande e dura batalha na vida. Comecei vendendo balas, doces e salgadinhos, por todas as ruas da cidade, depois virei camelô e foi ai que tudo se iniciou. No começo, era para ajudar o sustento de toda a minha família. O tempo foi passando e a cada dia eu lutava mais para vencer na vida.
Com 18 anos de idade, cursava a faculdade de contabilidade e comecei atuar na rádio. Eu me dedicava dias e noites, para aperfeiçoar minha voz e ser um grande radialista. Fiquei 14 anos, me aperfeiçoando, para trabalhar na Tv brasileira. Pois meu pai sempre me dizia, Filho a Pressa é inimiga da Perfeição. Dois anos depois, eu já tinha meu próprio programa de tv.
Foi aos 51 anos de idade que eu me tornei dono da SBT. Sou casado, tenho seis filhas e oito netos. Continuo amando arroz, feijão, bife e batata, rsrs...
Quero dizer a todos vocês, não desista do seus sonhos, lute, batalhe e seja forte. Na vida sempre haverá as barreiras, as pedras em seu caminho querendo te parar. Mas se você saber contorna a barreira e usar a pedra como degrau. Nada nessa vida, vai poder lhe parar. Nunca use as pessoas para subir e humildade além de tudo isso. Um grande abraço e muita paz no coração de todos vocês.

Sílvio Santos é casado pela segunda vez, e tem seis filhas. Uma delas, Patrícia Abravanel, que será uma das sucessoras dos negócios do pai, decisão tomada por ele em 2006.


Uma pequena homenagem da SPFotos para este grande Homem, um ícone da Tv Brasileira. 

Um comentário:

  1. Esse cara é um MITO! Bela homenagem, e outra enquanto está vivo.

    ResponderExcluir