São Paulo é hoje uma cidade imensa, construída com gente que veio de muitos lugares do mundo, revolucionária desde sempre, um lugar que desperta interesse de todos e a muito tempo. Sabemos que muitos já foram prefeitos dessa cidade de proporções gigantescas, mas quem foi o primeiro?
A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 e teve seu primeiro prefeito, e teve a sua primeira eleição indireta para prefeitura em 1899, naquela época, o processo eleitoral era muito diferente do que conhecemos atualmente, e então, a Câmara dos Vereadores, elegeu como prefeito Antonio da Silva Prado, que havia sido, nas últimas eleições, o vereador com maior número de votos.
O procedimento de eleição indireta, realizada pela Câmara municipal era anual, até que, em 1907, houve uma eleição direta, aquela onde os cidadãos votam, para a prefeitura de São Paulo, e Antonio da Silva Prado foi então, eleito novamente. Assim, ele ficou no poder por 12 anos, já que seu último mandato se encerrou em 1911, com a eleição de Raimundo da Silva Duprat.
Viaduto do Chá em 1900 | IMS |
A história nos conta que o prefeito trouxe modernidade para a cidade de São Paulo, ele redefiniu o zoneamento, aumentando bastante o número de ruas e vias, pensando num futuro onde haveriam mais pessoas, era preciso criar meios para que todos circulassem.
Avenida Tiradentes |
O prefeito também foi ele o responsável por, em 1900, implantar o sistema de energia elétrica na cidade, feito que se tornou possível após a instalação de uma usina hidrelétrica em Santana de Parnaíba e uma parceria com uma empresa canadense, a The São Paulo Light & Power. Com energia elétrica, a expansão industrial de São Paulo se tornou exponencial!
Estação da Luz |
Ele também construiu pontes e aterrou várzeas que, em épocas de chuvas impediam o acesso à diversos locais de São Paulo.
Alguns pontos turísticos e muito marcantes da cidade, foram inaugurados durante a sua gestão, como o Theatro Municipal, a Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado, além de toda a construção da Avenida Tiradentes. Também é à ele atribuída a pavimentação da Avenida Paulista (conheça a história dos casarões aqui, a reforma do Viaduto do Chá e o realinhamento e alargamento de ruas do centro velho.
Primeiro calçamento da Avenida Paulista |
Além da política, Antonio da Silva Prado era um grande empresário, tinha imensas fazendas de café, em sociedade com seu irmão Martinho da Silva Prado, eles colonizaram a região onde hoje são as cidades de Ribeirão Preto e Pradópolis. Foram eles que formaram a Fazenda Guatapará, que recebeu o Rei da Bélgica, no ano de 1923 em um grande evento. Juntos, os irmãos tinham mais de 20 milhões de pés de café.
Fazenda Guatapará em 1933 |
Antonio da Silva Prado também foi banqueiro, e teve uma empresa que fabrica vidros para a Companhia Antarctica Paulista, além de ser proprietário de um frigorífico na região onde hoje é Barretos e também da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Theatro Municipal de São Paulo | Acervo Estadão |
Sem dúvida, grandes feitos da cidade de São Paulo são atribuídos à sua gestão, muitos deles, que podemos ainda visitar!
Fontes: Wikpédia - SPCity
Gostou da matéria? Caso tenha algo a acrescentar, comente!
ShoW! Eu não sabia dessa história!
ResponderExcluir