O Aeroporto Campo de Marte iniciou suas atividades no ano de 1920, com a implantação da primeira infraestrutura aeroportuária na cidade. Nesse mesmo ano foi construída uma pista para pouso e decolagem além de um hangar onde a Força Pública do Estado de São Paulo mantinha sua escola de aviação.
No ano de 1935 o Campo de Marte era o único aeroporto de São Paulo que tinha infraestrutura para atender um terminal de passageiros.
O Campo de Marte no ano de 1966 |
A área total do aeroporto possui cerca de 2,1 milhões de metros quadrados. O Campo de Marte abriga o Serviço Aerotático da Polícia Civil, o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Aeroclube de São Paulo. Fundado em 1931, é a maior escola de aviação da América Latina.
Além disso, a maior frota de helicópteros do Brasil está sediada no aeroporto. O movimento dessas aeronaves é de cerca de 6.040 pousos e decolagens por mês.
Sua localização é de fácil acesso, mas sofre com o problema das grandes enchentes. Fica na zona norte de São Paulo, próximo ao Terminal Rodoviário do Tietê e da estação Carandiru do metrô.
Nesse terminal aéreo, as atividades operacionais são voltadas, essencialmente, para aviação executiva, escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo (fundado em 08 de junho de 1931), e o serviço aerotático das Polícias Civil e Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário