quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Elevado Costa e Silva – A história e construção do Minhocão

O Elevado Presidente Costa e Silva, ou simplesmente Minhocão, é uma via expressa construída na cidade no ano de 1970. Seu traçado consiste em um percurso de 3400 metros que liga a região da Praça Roosevelt ao Largo Padre Péricles, em Perdizes.
Construção do "Minhocão" em 1970
Ele foi idealizado pelo prefeito José Vicente Faria Lima, mas foi engavetado devido à grande reação negativa na época. Ele era considerado uma obra de engenharia bruta que causaria um impacto extremamente negativo na paisagem urbana.

Porém, no ano de 1969, época da ditadura militar, o prefeito Paulo Maluf, com a intenção de deixar sua marca na cidade, decidiu dar início a construção do elevado. Ele seria inaugurado no dia 24 de janeiro de 1971.

A obra possui o nome Elevado Presidente Costa e Silva em homenagem a um dos generais-presidentes que indicou Paulo Maluf à prefeitura da cidade de São Paulo.

A construção levou cerca de 11 meses para ficar pronta e consumiu Cr$ 37 milhões de cruzeiros. O elevado “destruiu” boa parte da paisagem de São Paulo e afetou diretamente a população da região. Os moradores da região sempre reclamaram que com o fluxo pesado e contínuo de carros, os ruído, sujeira e poluição aumentaram muito o que acabou desvalorizando a região.

Com 5 anos de construção, já haviam planos de demolição do Minhocão devido ao enorme conflito e repercussão negativa que o empreendimento trouxe à região. No ano de 1976, ele passou a ser fechado durante às noites para evitar acidentes noturnos e para diminuir o barulho na região.

Apesar das diversas críticas que recebe devido a magnitude de sua obra, o elevado cumpre sua função primordial: desafoga o trânsito do centro de São Paulo. Estima-se que cerca de 80 mil veículos circulem por ele diariamente.

Em 2006, a EMURB, órgão da prefeitura responsável pelo desenvolvimento urbano da cidade , anunciou um plano de demolição da via expressa. Essa proposta levantou uma série de discussões que culminaram no lançamento do Prêmio Prestes Maia, um concurso de ideias para gerar proposições e outras visões para a área.

Hoje, o Minhocão funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, e nos domingos e feriados é interditado ao tráfego, aberto aos pedestres e ciclistas.
Convite para inauguração do minhocão em 24 de janeiro de 1971
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Fontes: SP in foco - Abrahão Oliveira

4 comentários:

  1. Um plano a ser estudado é demolir mas deixar os pilares p/ que faça em cima deles uma linha de monotrilho. De toda a largura das pistas demolidas, o monotrilho só iria usar 5 metros no centro em cima dos pilares.

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  2. Gostei da idéia. Infelizmente nunca fariam uma coisa dessas, já que mto provavelmente diriam que os pilares estão condenados ( apenas para lucrar mais com obra mais cara)

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    1. Realmente Fernando, conhecendo nossos políticos, seria feito desta forma.

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