Quem nunca ouviu falar dos lanches de mortadela do “Mercadão”? Ou então do tradicional pastel de bacalhau? Mas você conhece a história desse símbolo da cidade?
O Mercado Muncipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, foi construído para substituir o mercado velho. O espaço, que ficava na Rua 25 de março, era insuficiente e obrigava as pessoas a fazer o comércio ao ar livre.
Mercadão no ano de 1933 |
No ano de 1924 foi sancionada a lei que aprova a construção de um novo mercado. O responsável pela construção do edifício foi o arquiteto Francisco de Paula Ramos.
Na época, ele era o mais conceituado arquiteto do país, sendo o responsável pelos desenhos dos prédios do teatro Muncipal, do Palácio das Indústrias, dos Correios, entre outros. A famosa fachada do prédio foi desenhada por um de seus assistentes, Felisberto Ranzini.Já os vitrais foram desenhados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que também trabalhou nos vitrais da Catedral da Sé e em mais 300 igrejas brasileiras.
A construção terminaria em 1932, mas não seria tão cedo que a população poderia aproveitar o espaço.
Era época da Revolução Constitucionalista e o local foi usado para armazenar armas e munições. Conta-se, que os soldados treinavam tiro mirando as cabeças das figuras dos vitrais, o que geraria mais dois meses de trabalho para Conrado.
No dia 25 de janeiro de 1933, com mais de 12.000 m², o Mercado Municipal Paulistano seria finalmente inaugurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário