terça-feira, 27 de março de 2018

A Estação da Luz

A primeira estação da Luz foi construída no ano de 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa, The São Paulo Railway. Sua função era fazer a ligação entre Jundiaí, interior do estado de São Paulo e a cidade de Santos, onde o café era exportado através do porto.
Estação da Luz no ano de 1902. Os trilhos que estavam sendo colocados eram de bonde, em frente ao Jardim da Luz.
Durante muito tempo ela aguentou o fluxo de café vindo do interior, mas como a demanda não parava de crescer, Companhia São Paulo Railway, também chamada de “Inglesa”, decidiu construir outra estação no mesmo lugar.

A atual estação da Luz foi construída entre os anos de 1895 e 1900 e foi projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver no chamado estilo neoclásico. Todo o material da sua construção foi importado da Escócia, França e Irlanda. O material de alvenaria, porém, é de origem brasileira.

Sua arquitetura foi inspirada em uma estação australiana, a Flinders Street Station, localizada em Melbourne. Seu relógio foi, desde o início, um ponto de referência para que todos mantivessem seus horários ajustados.

Sua inauguração aconteceu no dia 1° de março de 1901 e, desde então, tornou-se um dos símbolos da nossa cidade. Essa história quase acabou no ano de 1946, por causa de um incêndio criminoso, que durou mais de 7 horas, e destruiu grande parte da estação.

Até o ano de 1951, foram feitas obras de reconstrução da estação atingida pelo incêndio. O edifício sofreu uma leve reestruturação e ganhou mais um pavimento e uma plataforma central para o uso do trem metropolitano.

Devido a magnitude da obra e sua importância arquitetônica para a cidade de São Paulo, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) tombou o edifício em 1982.

Entre os anos 90 e 2000 a estação passou por um grande processo de restauração e reforma dirigido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e por seu filho, Pedro Mendes da Rocha.

Um dos objetivos desta reforma foi tornar possível a anexação do Museu da Língua Portuguesa, órgão cultural vinculado à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, fundado em 2006.

A fachada mais importante, juntamente com as acomodações internas da estação e as partes laterais, foram entregues quando a cidade completou 450 anos de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário