A primeira estação da Luz foi construída no ano de 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa, The São Paulo Railway. Sua função era fazer a ligação entre Jundiaí, interior do estado de São Paulo e a cidade de Santos, onde o café era exportado através do porto.
Estação da Luz no ano de 1902. Os trilhos que estavam sendo colocados eram de bonde, em frente ao Jardim da Luz. |
Durante muito tempo ela aguentou o fluxo de café vindo do interior, mas como a demanda não parava de crescer, Companhia São Paulo Railway, também chamada de “Inglesa”, decidiu construir outra estação no mesmo lugar.
A atual estação da Luz foi construída entre os anos de 1895 e 1900 e foi projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver no chamado estilo neoclásico. Todo o material da sua construção foi importado da Escócia, França e Irlanda. O material de alvenaria, porém, é de origem brasileira.
Sua arquitetura foi inspirada em uma estação australiana, a Flinders Street Station, localizada em Melbourne. Seu relógio foi, desde o início, um ponto de referência para que todos mantivessem seus horários ajustados.
Sua inauguração aconteceu no dia 1° de março de 1901 e, desde então, tornou-se um dos símbolos da nossa cidade. Essa história quase acabou no ano de 1946, por causa de um incêndio criminoso, que durou mais de 7 horas, e destruiu grande parte da estação.
Até o ano de 1951, foram feitas obras de reconstrução da estação atingida pelo incêndio. O edifício sofreu uma leve reestruturação e ganhou mais um pavimento e uma plataforma central para o uso do trem metropolitano.
Devido a magnitude da obra e sua importância arquitetônica para a cidade de São Paulo, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) tombou o edifício em 1982.
Entre os anos 90 e 2000 a estação passou por um grande processo de restauração e reforma dirigido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e por seu filho, Pedro Mendes da Rocha.
Um dos objetivos desta reforma foi tornar possível a anexação do Museu da Língua Portuguesa, órgão cultural vinculado à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, fundado em 2006.
A fachada mais importante, juntamente com as acomodações internas da estação e as partes laterais, foram entregues quando a cidade completou 450 anos de existência.
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